Barra do Ceará exige valorização histórica
De acordo com o calendário
oficial, Fortaleza deve completar 287 anos no dia 13 de abril deste ano. A data
parece esquecer 123 anos da história que a antecede e agrava a condição
obscurecida em que a Barra do Ceará se encontra. Lá, está localizado o Marco
Zero da Cidade, que completará 410 anos em 2014 e é reconhecido pelo Poder
Público, pela literatura histórica e por documentos científicos, mas ignorado
oficialmente e envolto em estigmas.
Para a pesquisadora e
historiadora da Universidade Federal do Ceará, Adelaide Gonçalves, o problema
da erosão da memória na Cidade decorre das elites econômicas, que vivem da
especulação imobiliária. “Não é o povo que derruba as casas para construir
prédios altíssimos e impérios do consumo. Fortaleza não é um ente, não podemos
dizer que a Cidade não tem memória. Precisamos identificar quem,
historicamente, tem desprezo pela história e pela memória local”, garante.
A ideia também é defendida pelo
historiador Adauto Leitão, que está à frente do Movimento Marco Zero de
Fortaleza, que busca resgatar e marcar a importância do patrimônio histórico
que a Barra do Ceará representa.
“O esquecimento da Barra não é
um posicionamento histórico, existe a questão do interesse público e privado. É
a base da formação cidadã que dá sentido ao ‘pertencer à Cidade’. Daí vem a
exigência da população por melhorias no lugar que lhe pertence”, defende.
Campanha vai divulgar Pronatec Copa na Empresa
Os 50 cursos desta vertente do
programa Pronatec Copa, que ofertará 240 mil vagas até a Copa do Mundo, serão
divulgados em diversas mídias
Brasília (DF) – O Ministério do
Turismo começa a veicular nesta quarta-feira (16) campanha publicitária para
divulgação do programa Pronatec Copa na Empresa. O objetivo é chamar a atenção
do empresariado para a oportunidade de qualificação gratuita para profissionais
da cadeia produtiva do setor turístico.
“Iniciamos o Pronatec Copa em
2010 e agora estamos reforçando essa vertente do programa, que permite a
qualificação do profissional no seu próprio ambiente de trabalho”, afirma o
ministro do Turismo, Gastão Vieira.
A campanha será veiculada, até
março, em canais de diversas mídias, como TV por assinatura, revistas e jornais
especializados em turismo, circuitos de TV de elevadores e restaurantes. Para
apresentar a campanha e anunciar os 50 cursos oferecidos pelo Pronatec Copa na
Empresa, foi escolhido o renomado chef Felipe Bronze, conhecido por inovações
na gastronomia brasileira.
O empresário interessado em
aderir ao programa deve procurar a secretaria de turismo de seu município.
::Fonte - ASCOM
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