Cuidados ao escolher um pacote turístico:
Optar por um pacote turístico pode ser uma boa idéia. Além da comodidade de
garantir transporte e hospedagem, o turista ainda tem a vantagem de um
roteiro previamente traçado. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para
que a viagem saia como planejado.
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Planeje e pesquise preços de pacotes
turísticos. Não esqueça que em períodos de alta temporada, os preços de
serviços relacionados ao turismo (como transporte, hospedagem,
alimentação, infra-estrutura de pontos turísticos) aumentam.
Verifique as referências da agência,
procurando indicações de conhecidos ou fazendo um levantamento dos dados
cadastrais da empresa junto ao Procon.
- Avalie cuidadosamente promoções que oferecem
muitas facilidades;
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Como em toda transação de compra e venda de
serviços o que vale é o que está escrito, exija da agência um contrato
registrando tudo o que foi prometido e, ainda, guarde o material
impresso promocional do pacote escolhido.
Informe-se previamente sobre tudo que diz
respeito ao seu pacote, como datas de início e término, preço total,
localização do hotel, tipo de acomodação, programas incluídos, situações
em que pode ocorrer rescisão contratual, refeições inclusas, presença de
guias e taxas extras.
Informe-se sobre a necessidade de vistos,
vacinas e autorização para viagens de menores.
Exija recibos dos valores pagos,
comprovantes de reserva em hotéis e as passagens com data de saída e de
chegada.
Quando o pacote escolhido for individual, no
qual o turista faz seu roteiro personalizado para a viajem, procure,
informações sobre a cidade, bons restaurantes, pontos turísticos
interessantes e informações sobre a cultura e comportamento. Pesquise
preços para poder fazer um planejamento.
Para uma viajem de excursão, não esqueça que
os horários dos compromissos são menos flexíveis.
Adquira o voucher (um vale que permite
receber os serviços contratados) com antecedência pois, com esta
precaução, é mais fácil provar quando houver má prestação de
serviços.
Fique atento às datas. Em caso de
desistência da viajem, a agência devolverá o valor pago, descontando
multas e taxas de administração, que ficam maiores quanto mais próximo
da viagem.
Quando houver má prestação de serviços:
Entre em contato com a empresa que vendeu o
pacote para comunicar o fato.
Fotografe, colete materiais promocionais
impressos e guarde notas fiscais do hotel para fazer uma comparação
entre o serviço contratado e o recebido.
Encaminhe uma carta protocolada de
reclamação para a agência, com cópias das provas de má prestação de
serviço.
- A agência deverá indenizar com a devolução
de valores cobrados ou com abatimento de preços em viagens futuras. Caso
ela não resolva o problema, entre em contato com o Procon.
Fonte:
Passagem Expressa em domicilio
Muito importante estar atento aos cuidados básicos na hora de programar a sua viagem. É necessário precaver-se de imprevistos que podem surgir quando não planejamos adequadamente nossas ações, e o que era pra ser descontração pode acabar virando uma enorme dor de cabeça. Você consumidor, exija seus direitos e não seja omisso caso sofra algum problema de ordem prática ao adquirir seu pacote turístico. Reclame com a empresa responsável pela venda e caso não seja atendido procure a unidade do PROCON de sua cidade. Siga essas dicas e boa viagem!
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