Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza-Ceará. Foto Ilustrativa.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Banda de Música Valter da Costa Carmo de Pacatuba toca neste domingo (12)
A banda de música Valter da Costa Carmo de Pacatuba faz parte do “Projeto Pra Ver a Banda”, do Sistema Estadual de Bandas de Música (SEBAM/CE). O programa foi iniciado no dia 22 de novembro de 1998, pela banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e, desde então, acontece sempre aos domingos, em meses alternados, no Espaço Rogaciano Leite, às 19h. O Sistema Estadual de Bandas de Música (SEBAM/CE) visa sistematizar e programar políticas de integração e incentivo às bandas de música de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições, conforme Lei n.º 13.605 de 28 de junho de 2005.
Contatos: Philipe Oliveira ppmcqueid@hotmail.com
[Infantil]
Brincando e Pintando no Dragão do Mar - Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
[Múltiplas linguagens]
Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
Feira Dragão Arte
Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.
Mercado Plebeu
O Mercado Plebeu é uma feirinha que compartilha energia criativa através de trabalhos artesanais e atividades que incentivem o amor ao livro e a leitura. A feirinha plebeia, que ocorre no segundo sábado do mês no Restaurante Sabores Orgânicos, conta com artigos de moda, fanzines, postais, bonecos de pano, livros novos e usados, artigos de antiquário, cadernos artesanais, imãs, xilogravuras, brechó entre outros.
Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
[Exposições]
Museu da Cultura Cearense (MCC)
Coleção A Hora do Brasil
“A Hora do Brasil” é resultado de um projeto inédito no mundo da moda. Uma coleção que levaria cinco meses para ser criada foi produzida coletivamente com sucesso em apenas 05 dias. A coleção surpreende pela beleza e criatividade das peças. Produzida em conjunto por 20 profissionais, entre estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac/CE e estudantes de moda, sob a coordenação do estilista Jum Nakao, “A Hora do Brasil” tem como tema central as riquezas do Nordeste. Ao todo, 22 looks compõem a coleção, produzida com elementos regionais como couro, crochê, renda, corda, osso, entre outros.
Vaqueiros [Sala 4] (ÚLTIMO ANO)
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Brinquedo - A Arte do Movimento [Sala 3] (ÚLTIMO ANO)
A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Visitas Mediadas às exposições do MCC
O Núcleo Educativo do Memorial da Cultura Cearense vem implementando três
tipos de visitas mediadas. São elas:
Visita simples – Caracteriza-se por ser uma mediação com o caráter mais informativo, destinada a grupos não agendados e a turistas. Duração em média de 30 minutos.
Visita reflexiva – Caracteriza-se por ser uma mediação problematizadora, formadora, que instiga o visitante a pensar de forma crítica sobre os objetos museológicos. Duração em média 1h e 30 minutos.
Visita Ampliada – Caracteriza-se por ser uma mediação mais prolongada. Além de ter como ponto central a reflexão, nessa visita, atividades de arte-educação são vivenciadas. Por exemplo, oficinas de contação de histórias, origami, teatro de fantoches e caixa mágica.
Contato: (85)3488.8604
E-mail: agendamento@ dragaodomar.org.br
Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Rotas: desvios e outros ciclos
A exposição apresenta valioso recorte que integra artistas do Ceará, Piauí e Pará.
Utiliza eixos que discutem mecanismos de trânsitos, fluxos, deslocamentos e que
confluem com estratégias do corpo, do desejo, da ficção, a partir das relações de poder,
subjetivação e dimensão simbólica. Incorpora possibilidades metafóricas para discutir
a instância da “redescoberta” ou do “novo lugar”, por ciclos que pertencem ao processo
histórico, econômico e cultural desses estados.
Ações Educativas
Ação Educativa MAC realiza mediação a partir dos conteúdos das exposições
para público espontâneo e agendado. A equipe é formada por Arte Educadores -
universitários multidisciplinares - que desenvolvem ações de mediação com Escolas,
Projetos, Universidades, ONGs e demais instituições interessadas em visitar o Museu e
conhecer mais sobre arte contemporânea.
Telefone: (85)3488.8622 – educativomac@dragaodomar.org. br
Galeria Dragão do Mar
Exposição e Revista Olho de Peixe
Sob organização de Celso Oliveira e Ademar Assaoka, a exposição surge de uma experiência inédita em termos de formação de fotógrafos. Foram 32 alunos, divididos em duas turmas, que receberam um total de 90 horas-aula inteiramente gratuitas do processo fotográfico, do pensar um ensaio fotográfico ao fazer uma edição de fotografia coletivamente. A seleção destes alunos foi realizada através do Instituto Ifoto com apresentação de um portfolio. E como exercício final publicar uma revista de qualidade profissional, a Olho de Peixe.
Biblioteca de Artes Visuais Leonilson
Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea.
Horário da Lojinha Dragão do Mar: Terça a quinta, das 09h às 18h, sexta a domingo, das 14h às 20h.
[Planetário]
Ingressos R$ 8,00 / 4,00
QUI E SEX
|
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
|
18h
|
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu, conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
|
19h
| |
Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
|
20h
| |
SÁB E DOM
|
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
|
17h
|
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
|
18h
| |
A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11.
|
19h
| |
Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
|
20h
|
Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortaleza-CE
Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244
Os espaços EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Todos os espaços têm acesso livre e vagas limitadas.
Biblioteca Thomaz Pompeu Sobrinho
Disponibiliza um acervo de mais de 1,5 mil livros nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimônio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.
Ateliê de xilogravura
O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os interessados podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238.1808.
Ilha Digital
Acesso a pesquisas online sem custo. Disponibiliza aos usuários serviços de impressão, digitalização e periodicamente ministra curso de informática básico. Acesso gratuito à internet.
Loja Artesanal
Produtos criados por meio dos Cursos da Escola. São xilogravuras, gravuras em metal, cadernos, bloco de notas, papéis artesanais e bordados.
Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim
MOMENTO CÊNICO
Vibe
Cia Mova-se de Dança
Direção: Robson Rondinelli
Movimentação artística em uma linguagem de força, energia e desenvoltura
abordando uma musicalidade inteligente e consistente, esse trabalho também
abordará o histórico da Cia.
Dia 12, às 19h, no Teatro Marcus Miranda. 60 min. Classificação Livre. Acesso gratuito
[LAGARTA PINTADA]
Direção: Cristina Gadelha e Letícia Silva
Sinopse: Programa lúdico educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.
+ Dia: 12, com pinturas e brincadeiras e dia 19, com a apresentação do palhaço Twobiba, às 16h. Duração: 2h. Classificação: Livre. Acesso gratuito.
[CINE CLUBE BOM JARDIM]
Dia: 11, às 16hs
Cultura negra
Programa 248
Censura: 10 anos
Filmes:
Alma no Olho
Dir.: Zozimo Bulbul; RJ, 1974,
Documentário, PB, 12 min.
Espaço Sagrado
Dir. Geraldo Sarno ; BA, 1975,
Documentário, Colorido, 17 min.
Gato / Capoeira
Dir. Mario Cravo Neto; BA, 1979,
Documentário, Colorido, 13 min.
Ilê Aiyê / Angola
Dir.: Orlando Senna; BA, 1985,
Documentário, Colorido, 16 min.
Negros de Cedro
Dir. Manfredo Caldas; DF, 1997,
Documentário, Colorido, 17 min.
Rio de Mulheres
Dir. Cristina Maure e Joana Oliveira ; MG,
2009, Documentário, Colorido, 21 min
Dia: 12, às 15h
Curtas criança 2
Censura: Livre
Filmes:
As Coisas Que Moram Nas Coisas
Dir. Bel Bechara e Sandro Serpa; SP, 2006, Ficção, Colorido, 14 min.
Cada Um Com Seu Cada Qual
Dir. Flavia Castro; RJ, 2006, Ficção, Colorido, 15 min.
Malasartes Vai à Feira
Dir. Eduardo Goldenstein; RJ, 2004, Ficção, Colorido, 12 min.
Meus Amigos Chineses
Dir. Sergio Sbragia; RJ, 2006, Ficção, Colorido, 15 min.
Na Pista do Apito
Dir. Daniel Chaia; SP, 2008, Ficção, Colorido, 13 min.
O Homem que Bota Ovo
Dir. Rafael Conde ; MG, 2006, Ficção, Colorido, 13 min.
O Sapo
Dir. Adolfo Sarkis; RJ, 2006, Ficção, Colorido, 17 min.
Tratado de Liligrafia
Dir. Frederico Pinto ; RS, 2008, Ficção, Colorido, 14 min.
[VENHA LER]
Facilitador: Ana Paula Sales
Tema: Fabulas
Sinopse: Durante esse mês, fabulas serão trabalhadas no projeto a fim de estimular a leitura e a criatividade literária da criança.
+ Dia: 11, às 14h, na Biblioteca.
[EXPOSIÇAO]
Viver e Reviver o Carnaval das Máscaras e Marchinhas
Curadoria: Moacir Mansor
Exposição das oficinas promovidas no carnaval 2013 com moradores do Grande Bom Jardim. São 30 máscaras feitas artesanalmente. Com o objetivo de estimular a busca da memória coletiva são expostos objetos que fazem parte da indumentária dos foliões no período do Carnaval: máscaras, fantasias de diversas categorias carnavalescas e instrumentos usados nos carnavais passados. Além disso, estão expostas fotos dos anos 50 aos anos 80 sobre o tema.
+ Serviço: Aberta durante todo o mês de maio, de segunda a sexta de 9h às12h/ 14h às 18h. Sábado de 16h às 20h e Domingo de 15h às 20h.
0 comments:
Postar um comentário