Animado com a explosão dos gastos de turistas brasileiros em viagens ao Reino Unido, o governo britânico preparou um plano especial para atrair mais visitantes do país e, claro, incentivá-los a abrir ainda mais o bolso.
A estratégia foi traçada pelo órgão oficial de turismo VisitBritain, que produziu um documento interno de 17 páginas com medidas a serem adotadas para fazer nossos turistas se sentirem mais em casa no Reino Unido.
O pacote inclui o ensino de português a lojistas e atendentes de hotéis, a criação de voos diretos para outras capitais além de Rio e São Paulo e até iscas específicas para atrair a cobiçada classe C.
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Fachada da loja de departamentos Harrods, em Londres, que aceita pagamento em real |
As ações serão segmentadas por tipos de turista: do mais rico, interessado no consumo de luxo, à família que está fazendo suas primeiras viagens internacionais.
Para conquistar este grupo, o plano concluído no mês passado sugere mais propaganda em redes sociais e até mesmo transformar a terra da rainha em locação de novela.
"A iniciativa ideal seria ver a Globo filmar uma de suas principais novelas no Reino Unido", afirma o documento do governo, citando o aumento do turismo brasileiro para a Turquia após a exibição de "Salve Jorge".
No caso dos viajantes de maior poder aquisitivo, a ideia é reforçar o atendimento personalizado em marcas de luxo como Jaguar, Burberry e Stella McCartney.
"O luxo também pode ser ligado a experiências exclusivas em torno de temas como realeza, golfe e uísque", afirma o programa de ações.
Além de capitais do Nordeste e de Brasília, o programa prevê investimentos para fortalecer o Reino Unido como destino turístico em cidades paulistas como Santos, Campinas e Ribeirão Preto.
A decisão de priorizar o Brasil foi tomada no início do ano, quando uma pesquisa interna mostrou que 73% dos nossos visitantes têm intenção de ir às compras -o índice é o maior no grupo dos Brics, que também inclui chineses, indianos e russos.
De acordo com o estudo, os brasileiros gastam 273 libras (cerca de R$ 320) por dia em compras, praticamente o dobro da média mundial, e têm aumentado o valor de suas despesas a cada ano.
Algumas empresas, como a loja de departamentos Harrods, já começaram a facilitar a vida dos clientes com vendedores que falam português e a opção de pagar as compras em real no cartão.
"Uma das tendências mais fortes que nós temos visto é o crescimento significativo do mercado brasileiro. Nos últimos seis meses, em particular, tivemos um salto sem precedentes nas vendas", diz uma porta-voz da Harrods.
A meta britânica é elevar o número de turistas brasileiros de 260 mil no ano passado para 370 mil em 2016.
BERNARDO MELLO FRANCO
DE LONDRES
DE LONDRES
Folha de São Paulo
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