Além de trafegarem em locais proibidos, o uso desse tipo de veículo por crianças é frequente naquela praia.
Mesmo adultos, habilitados e com os equipamentos exigidos, não é em todo tipo de terreno que esses veículos podem trafegar. Segundo a AMT, no caso do Cumbuco, só os bugues são indicados para esses passeios.
No Posto Cumbuco, localizado na rodovia CE-090, adolescentes ajudam donos de quadriciclos particulares a manobrar os automotores, dirigindo os equipamentos ao longo do trajeto entre o posto e o início da trilha das dunas. Criadas na região, as crianças crescem recebendo auxílio monetário dos visitantes para guardar os veículos. "O pessoal daqui ensinou a gente e mexer nos quadriciclos, onde ligar e como andar", afirma André (nome fictício), 12.
Acompanhado por dois amigos de 13 e 14 anos, ele é mais um dos jovens que, nos sábados e domingos, dirigem sem habilitação, em áreas nas quais o tráfego de veículos é proibido. Acanhados, os meninos garantem que não sobem as dunas nos automotores. "A gente sabe que é perigoso", argumenta um deles. Porém Ricardo (nome fictício), 9, desmente o colega. "De vez em quando eles sobem sozinhos, sim". Acostumando com a cena, ele garante: "eu também subiria as dunas no quadriciclo. Não tenho medo e sempre vejo os outros fazendo isso".
Frequentador da praia do Cumbuco, o empresário Pedro Elano, 37, considera a prática arriscada. "Quem sobe as dunas gosta da adrenalina, mas, se já é um risco para um adulto, imagina para um adolescente sem experiência", compara. Até mesmo os mais habilidosos podem sofrer com a inadequação dos quadriciclos ao ambiente litorâneo. No último dia 26, o piloto cearense de off-road Arnoldo Jr. morreu enquanto manobrava um quadriciclo na praia de Icaraizinho de Amontada, a cerca de 180Km da Capital.
Fiscalização
Desenvolvidos para exercer atividades no meio rural, os quadriciclos são transportes que se movimentam sobre pneus de baixa pressão. "Como são automotores e equipamentos agrícolas, os quadriciclos não são indicados pra subir as dunas. O bugue, desde que seja utilizado com cautela, prudência e competência, ainda é o mais seguro para realizar percursos nas praias", esclarece o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT), Coronel Antônio Gonzaga Moreira.
"Por lei, é proibido, mas acabar com essa situação é impossível. Estamos procurando retomar a fiscalização, mas é difícil ter um controle eficaz, principalmente por causa dos quadriciclos particulares. A circunstância é alarmante. Já vi crianças usando almofadas no assento para enxergar a estrada. Isso também configura trabalho infantil", afirma o coronel Gonzaga.
A Associação de Locatários de Quadriciclos do Cumbuco procura regularizar o aluguel dos equipamentos na região, mas, de acordo com o presidente da AMT, atualmente apenas duas organizações são autorizadas no município para trafegar em dunas. Somente veículos amarelos, com placa vermelhas, são credenciados à Cooperativa Cearense dos Proprietários de Veículos para Passeios Turísticos (Cooptur). "É importante lembrar que as dunas são móveis. Para que a visita seja tranquila, orientamos que todos procurem veículos credenciados".
Código de Trânsito
De acordo com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para transitarem em via pública, os quadriciclos precisam ser registrados e licenciados no órgão de trânsito. Esses veículos devem conter placas dianteira e traseira; e o condutor deve também possuir Carteira Nacional de Habilitação Categoria "B" e usar capacete.
ENQUETE
O que acha de crianças usando quadriciclos?
"Qualquer equipamento automotor, nas mãos de uma pessoa inexperiente, é um risco. São dunas móveis. É preciso ter controle e muita força. A autoconfiança de acreditar que conhece a duna torna mais perigoso"
Alexandre JocaRepresentante comercial
"Criança dirigindo quadriciclo é perigoso. Para quem não tem a manha é bem complicado, porque exige prática pra subir na duna. O pessoal chega a se assustar porque pega o quadriciclo sem a instrução correta"
Nilo da Silva Costa
Informante turístico
0 comments:
Postar um comentário