quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Governo cria escritórios em 13 países para promover turismo no Brasil

Eles vão representar destinos brasileiros antes e após eventos esportivos. EUA, Europa, Ásia e América do Sul terão unidades; custo é de R$ 75 mi.
Barco passa por um dos canais de Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)
Amsterdã, na Holanda, será uma das cidades a
receber um escritório (Foto: Peter Dejong/AP Photo)

O governo brasileiro contratou duas empresas para montar escritórios de promoção turística em 13 países diferentes. Segundo a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) serão instalados em novembro deste ano.
Sua missão será “bater de porta em porta junto aos operadores e agentes de viagem para vender o Brasil como destino turístico", definiu Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur.
Eles funcionarão em países da Europa (Holanda, Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido), da América do Sul (Argentina e Peru), da América do Norte (três unidades em diferentes regiões dos EUA) e da Ásia (Japão).

Segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, os destinos escolhidos para sediar os escritórios são os que mais enviam turistas para o Brasil. “Eles terão função dupla: de inteligência comercial, para colher informações sobre o mercado emissivo, e de agente de vendas, como representante comercial do país”, completa.
Alguns deles serão responsáveis não só pelo país sede, mas também por outros da mesma região: o de Lima, por exemplo, vai atender, além do Peru, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Equador e Venezuela.
Retomada
Brasil vai receber turistas de 'braços abertos', diz campanha da Embratur (Foto: Reprodução/YouTube/Visit Brasil)Brasil vai receber turistas de 'braços abertos', diz campanha da Embratur (Foto: Reprodução/YouTube/Visit Brasil)
Desde o início de 2011, o Brasil não possui escritórios de promoção turística no exterior, e o trabalho vem sendo feito à distância ou por setores de promoção comercial das embaixadas. Na época, eles foram desativados após os contratos vencerem. As duas empresas que venceram a licitação para cuidar do processo são a portuguesa Cunha Vaz e Associados e a brasileira Promo Inteligência Turística. Os contratos somarão R$ 7,5 milhões por ano.Desde então, o governo vem tentando contratar novas empresas por licitação, mas só agora, na terceira tentativa, o processo foi bem-sucedido.
Segundo o presidente da Embratur, a remuneração das empresas vai variar de acordo com metas que forem cumpridas. Ao todo, vão trabalhar nos escritórios 50 funcionários, que estão sendo treinados desde esta terça-feira (29) para o cargo.
Dino afirma que o governo espera que os EBTs ajudem o turismo do país a crescer de forma sustentável no mercado internacional. “Queremos garantir que o crescimento do turismo não se esgote em 2016.”
Do G1, em São Paulo


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Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


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