domingo, 25 de maio de 2014

Turista ficará sem as máquinas para troca de moedas durante a copa.


Além da ausência de máquinas cambiadoras, o turista ou torcedor ficará sem outras alternativas facilitadoras encontradas em países europeus


Foto ilustrativa

Os turistas estrangeiros que vierem para a Copa do Mundo ficarão sem contar com facilidade comum em países da Europa: as chamadas máquinas cambiadoras. Esses equipamentos, uma espécie de caixa eletrônico, permitem a troca de moedas estrangeiras por real e vice-versa. O uso dos dispositivos foi autorizado pelo Governo brasileiro em 2012, para oferecer uma alternativa e facilitar o acesso do estrangeiro a pequenos valores em reais, a partir do evento esportivo, este ano.

Outra medida autorizada pelo governo em 2012 que permaneceu em falta foram os correspondentes para troca de moedas. O Governo autorizou casas de câmbio e bancos a fazerem parcerias com estabelecimentos comerciais. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Corretoras de Câmbio (Abracam), Tulio Ferreira dos Santos Junior, por ausência de segurança o setor não se interessou por correspondentes.

Segundo ele, atualmente, a maioria dos parceiros continua sendo as agências de viagens e há também alguns hotéis que fazem troca de moedas. “Nas agências de viagens, tem gente com experiência e as lojas e os caixas são blindados. Um país com pouca segurança como o Brasil não tem como ter moeda estrangeira em farmácia ou supermercado”, argumentou.

Já as máquinas cambiadoras ainda estão sendo testadas no País, a menos de um mês da Copa. De acordo com Santos Junior, no Recife, há máquinas instaladas em um shopping, no porto e no aeroporto da cidade. Ele conta que a corretora instalou os equipamentos para iniciar os testes, mas ainda inexiste previsão de quando os equipamentos estarão disponíveis em outras cidades. “Se funcionar bem vamos colocar em hotéis em São Paulo e no Rio. Mas não tem previsão. Vai depender da performance da máquina”, disse.

O presidente da Abracam também disse que negociar a instalação das máquinas em aeroportos tem sido um processo “muito burocrático: Estamos negociando para fechar parcerias em aeroportos, hotéis. Isso é um processo lento”, acrescentou.

De acordo com o responsável comercial pela empresa que produz os aparelhos, a Hess Latam, André Salvador, nos próximos dias também será instalada máquina em um shopping de São Paulo e outras capitais poderão receber os equipamentos, em junho. No total, serão 50 equipamentos distribuídos em grandes cidades dentro de hotéis, shoppings centers e aeroportos. (das agências de notícias)
Fonte: Jornal o povo

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!