quinta-feira, 5 de junho de 2014

Anvisa classifica restaurantes de acordo com condições de higiene

Estabelecimentos terão selo que atesta a qualidade nos próximos dias. Dos locais avaliados, 38% são considerados como ideais.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, divulgaram nesta quinta-feira (5) o resultado do segundo ciclo do projeto que avalia  estabelecimentos de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, e cria categorias de acordo com as condições sanitárias e de higiene. Dos locais avaliados, 38% obtiveram o selo A, que significa que observam as condições ideais exigidas pela agência. Foram analisados 2.075 estabelecimentos em 26 cidades e 11 aeroportos das cidades-sede que vão receber jogos da Copa do Mundo.
A ideia da Anvisa é orientar cidadãos e turistas, inclusive aqueles que vierem ao país para o torneio de futebol, sobre as condições dos restaurantes, bares e lanchonetes.
Dos demais locais pesquisados, 41% ficaram na categoria B, o que indica que apresentam algumas falhas de higiene a mais que a categoria A, mas não oferecem riscos à saúde. Uma dessas falhas, de acordo com a Anvisa, é manipular alimentos usando esmalte ou brincos. 15% ficaram com o selo C, que têm mais falhas que a categoria B, mas também não representam risco para o consumo e cumprem a legislação.  
“Todos os estabelecimentos, os que recebem a categorização A, B e C, são os estabelecimentos que cumprem a legislação sanitária e que vão se diferenciando pela melhor qualidade, rigor e excelência. Mas são todos estabelecimentos que cumprem a legislação”, disse o ministro da Saúde.
De todos os locais analisados, 6% não obtiveram selo e são classificados como pendentes, porque apresentaram irregularidades.
“Aqueles que não cumpriram [as condições exigidas], continuam sendo rigorosamente monitorados pela Anvisa dos municípios, dos estados e exigidos  para que se adequem à legislação e passem a responder a todas as exigências”, concluiu o ministro.
A Anvisa anunciou que a partir desta semana os cidadãos já poderão identificar os selos na entrada dos locais vistoriados. A instalação dos selos em local visível é obrigatória. O órgão também tornou disponível em seu site a nota de cada local, dividida por município.
Foram analisados, em cada estabelecimento, a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios; o controle de pragas urbanas; a higiene dos profissionais que manipulam a comida; a limpeza dos ingredientes e embalagens, além das condições em que são feitas o armazenamento, transporte e exposição do alimento.
O programa identificou que, nos aeroportos, 53% dos estabelecimentos foram classificados na categoria A,  39% na B e 6% na C. Apenas 2% foram classificados como pendentes.
Fonte G1 Brasília

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!