Crise no abastecimento tem afastado visitantes.Turistas ainda têm desconfiança sobre a falta de água.
A chuva forte do início do mês tem recuperado o turismo na cidade de Itu (SP) crise no abastecimento na cidade tem afastado os visitantes, que agora começam a retornar de forma tímida ao município.
Apesar das chuvas, os turistas ainda têm desconfiança sobre a falta de água. “Eu estava com medo de passar sede ou ter que tomar água contaminada”, diz Débora. Mas, por enquanto, nada se compara à Itu de antes da estiagem. O movimento mensal em finais de semana e feriados era de aproximadamente 4 mil turistas, de acordo com dados da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo de Itu (Prótur), órgão que fomenta o turismo municipal.
Com a expectativa da chegada do período de chuvas, a tendência é que o turismo se normalize. A bacia hidrográfica do Itaim, que abastece boa parte da população, até outubro operava com apenas 2% da capacidade. Depois da chuva do início desse mês, o volume subiu para 50%. A vendedora Elza de Jesus veio de Rondônia passar férias com familiares que moram em Itu. No auge da seca, o período de descanso e diversão foi por água abaixo. “Na casa da minha tia não tinha água então a gente se revezava para tomar banho”, conta.
Os símbolos do turismo na cidade também sentiram os reflexos da falta da água. Sem turistas, o trenzinho não desocupou a vaga na praça por um bom tempo. “Em outubro e novembro nós não demos nenhuma volta”, conta a empresária Cláudia Bonani.
Já em um hotel da cidade não faltou água nenhum dia devido a um poço artesiano. Mesmo assim, as notícias da estiagem severa na cidade afastaram os turistas e causaram uma queda de 15% nas reservas. Aos poucos as ligações estão voltando e a expectativa é de um aumento no número de pedidos de reservas. “Esperamos que as ligações aumente, nós queremos trabalhar . Que chova turista”, afirma o recepcionista Jefferson Leite.
0 comments:
Postar um comentário