Uma acordo firmado entre os países integrantes do Mercosul - Brasil, Argentina e Uruguai - determinou que os órgãos de defesa do consumidor destes países passarão a atuar em cooperação e trocar informações para resolver os problemas dos viajantes com mais agilidade e eficiência.
Aeroporto de Congonhas (foto: arquivo HN / Filip Calixto)
A parceria só foi possível a partir de um consenso entre os três países, com o objetivo de proteger o consumidor visitante. Com isso, um turista que se sentiu lesado ao se hospedar em um
hotel em algum dos três países terá mais facilidade em solucionar seu problema.
O visitante terá à disposição um formulário específico para estrangeiros, e sua demanda será encaminhada ao órgão de defesa do consumidor do país de origem, que entrará em contato com o Procon.
De acordo com o Ministério da Justiça, o órgão de proteção ao consumidor do local onde ocorreu o conflito e o da residência do consumidor estarão em permanente contato até a resolução da demanda.
"O aumento da proteção aos direitos dos visitantes estrangeiros ajuda a tornar o Brasil um destino mais competitivo. Trata-se de uma iniciativa que se soma a todo o trabalho que vem sendo feito para movimentar a cadeia do
turismo nacional", afirma Vinicius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur.
Para Sofia Carneiro, assessora de relações institucionais do Procon-DF, o acordo representa um avanço para o turismo na América Latina.
Participam do projeto, os Procons das cidades brasileiras Brasília, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos órgãos de defesa do consumidor das cidades argentinas Buenos Aires e Mendoza e das cidades uruguaias Montevidéu e Punta del Este.
Serviço
Fonte Site:Hôtelier News
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