sábado, 7 de janeiro de 2017

Conheça de bike a linda e extensa orla da Praia de Boa Viagem, em Recife

Com 8 quilômetros, principal praia da capital pernambucana oferece agito, cultura e belas paisagens em pleno perímetro urbano

Conhecer a orla da Boa Viagem de bicicleta é demais (Foto: Sol Pulquerio / Divulgação)

Ir ao Recife e não aproveitar a Boa Viagem é quase um sacrilégio. A imponente praia urbana de 8 quilômetros de extensão tem águas cristalinas e mornas, um verdadeiro convite para o banho, e oferece atrações diversas, seja para quem gosta de agito, quem quer só relaxar ou para os esportistas. E uma das melhores formas de se conhecer o esplendor desse ponto turístico é pegar uma bike e pedalar pela orla, com paradas estratégicas para admirar o visual com uma água de coco nos quiosques do calçadão.

Localizada no bairro de mesmo nome, a praia de Boa Viagem é a principal da capital pernambucana. Tudo acontece ali, e tem espaço para todo mundo. A primeira coisa que você deve fazer quando chegar nela é simplesmente admirá-la. Se estiver hospedado em um dos hotéis da beira-mar, melhor ainda. É só subir e observar de cima toda a beleza da orla, que fica mais impressionante ainda quando vista de cima. Depois de dar uma boa olhada e registrar o momento, é hora de pegar a bike e partir para explorá-la.
Para quem gosta de parar a pedalada para dar um mergulho, o legal é visitar Boa Viagem nos horários de maré baixa. Esse é o momento recomendado para nadar nas águas azuis do mar recifense e aproveitar a companhia dos peixes. Boa parte da praia é protegida pelos recifes naturais, onde nessas condições se formam piscinas rasas e mornas para relaxar.
A beleza dos arrecifes é outro atrativo imperdível durante a maré baixa. Listados como área de proteção ecológica, é deles que vem o nome da cidade. Se o seu ideal de praia inclui um belo bronzeado e tranquilidade, a parte próxima do Hospital da Aeronáutica é a ideal. É um dos recantos mais silenciosos de Boa Viagem, e oferece uma bela vista para quem gosta de se estirar na areia.
Atividades físicas

Praia não é só para mergulhar e na Boa Viagem há diversas atrações para o ciclista que quiser fazer algumas paradas ao longo do caminho. Recentemente a orla passou por uma requalificação e ganhou mais estrutura em seus quiosques, que comercializam petiscos e bebidas. O coração dessa mudança é o Segundo Jardim, que ganhou uma pista de cooper revestida de asfalto ecológico, área de atividades físicas para a terceira idade, uma Academia Recife e letreiro com o nome da cidade. Ao todo, suas 14 quadras esportivas, cinco parques infantis e 10 banheiros passaram por melhorias. Dá até pra parar a pedalada pelo novo traçado da ciclovia e manter a forma em um dos 30 novos módulos de musculação.

E que tal dar uma parada radical no passeio? Na praia de Boa Viagem fica o Skate Park Marcelo Lyra, o mais completo da cidade, com 1050 metros quadrados de estrutura para praticantes das modalidades bowl e street. Ele fica entre o calçadão e a praia e conta com misto de obstáculos com curvas e elementos que remetem às ruas como corrimãos, escadas e bancos. Seu circuito contemporâneo é ideal para iniciantes e skatistas mais experientes.
Arrecifes formam piscinas naturais na Boa Viagem (Foto: Sol Pulqueiro / Divulgação)
Cultura na praia
Outros pontos culturais incluem o parque Dona Lindu e a Feirinha da Boa Viagem. O parque tem teatro, pista de skate, quadras, pista de cooper e galeria de arte, mas também chama atenção pelo projeto arquitetônico feito por Oscar Niemeyer. Já a feirinha é parada obrigatória para quem gosta de artesanato e quer levar um souvenir pra casa.
Orla de Boa Viagem oferece cultura aos visitantes (Foto: Roberto Rosa / Divulgação
O agito
Como toda grande praia que se preze, a Boa Viagem também tem seu ponto de badalação. Pare em frente ao edifício Acaiaca, um ícone da arquitetura modernista, observe sua imponência e depois é só aproveitar o trecho mais disputado da orla. Além de curtir a praia, dá pra fazer um lanche com petiscos que são abundantes no local, especialmente porções de peixes e frutos do mar. É um dos pontos para ver e ser visto na praia.
Quem gosta de um ambiente mais despojado pode parar a bicicleta na parte norte da orla, na Praia do Pina. Também bastante agitado, esse espaço é mais descontraído. É um local interessante para se terminar o passeio de bicicleta num fim de tarde. Isso porque na sua larga faixa de areia é comum ver shows ao vivo, além dos luaus da Boa Viagem.
Fonte:gshow.globo.com

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!