Um cronograma de eventos que podem impulsionar a geração de renda e empregos no estado do Rio de Janeiro foi divulgado dia (3)Agosto pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
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Grupo interministerial "Rio de Janeiro a Janeiro" foi criado pelo Governo Federal para auxiliar o estado do Rio a se recuperar de dificuldades econômicas (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) |
A apresentação foi feita no Palácio do Planalto, após reunião do grupo interministerial "Rio de Janeiro a Janeiro", criado pelo Governo Federal para auxiliar a cidade e o estado do Rio a se recuperar de dificuldades econômicas.
O marco inicial ocorre a partir do Réveillon do próximo ano, e vai até dezembro de 2018, com um calendário de 120 a 150 eventos estratégicos que abarcam todo o espectro da diversidade cultural, assim como as áreas de turismo e esportes. São eventos considerados estratégicos e com alto potencial de geração de emprego e renda nas áreas de economia criativa, turismo e esporte.
Carnaval
O desfile de Carnaval, feiras de livro, festivais de cinema, shows musicais, encontros de área audiovisual e digital, dentre outros, compõem a agenda prevista. A previsão é que a programação seja divulgada em outubro deste ano para que, em novembro, seja realizado um encontro entre as empresas produtoras das atividades e potenciais patrocinadores.
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Da esquerda para a direita, ministros dos Transportes, Maurício Quintela, da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) |
A inciativa "Rio de Janeiro a Janeiro" terá 70% dos eventos voltados ao público em geral; 15% serão para o setor econômico do qual as atividades fazem parte; e os outros 15% circularão entre os dois ambientes.
"A vocação da economia da Cultura no estado é evidente, corresponde por 4,1% do seu PIB. São eventos já realizados com alto índice na geração de empregos e renda, que vamos potencializar para que atinja novos públicos", acrescentou o ministro ao informar dados de que a média salarial da área cultural no estado é três vezes maior do que a das demais atividades econômicas.
Investimento
O investimento para viabilizar o calendário é de R$ 200 milhões, sendo R$ 150 milhões de patrocínio aos eventos e outros R$ 50 milhões de promoção das ações, inclusive no exterior. Além dos investimentos estatais (das esferas Federal, Estadual e Municipal), ainda será possível contar com apoio por meio das leis de incentivo à Cultura, patrocínios de empresas privadas e estatais e do "Sistema S", explicou Sá Leitão.
"Se a crise econômica no Brasil se mostra grave, ela foi especialmente aguda no Rio. É fundamental que se possa recuperar sua a saúde fiscal e que a segurança pública seja trazida de volta aos níveis de normalidade para a retomada do crescimento do estado", defendeu Sá Leitão.
Aumento do turismo
Após a reunião com o grupo interministerial, o ministro apresentou um estudo da FGV segundo o qual um aumento de 20% no turismo local é capaz de incrementar em R$ 6 bilhões o Produto Interno Bruto (PIB) do estado. "É um dinheiro novo que entrará em circulação, que trará impacto, também, na injeção de investimentos de empresas de outros estados e até estrangeiras", pontuou.
A parceria com a FGV vai continuar durante a realização das atividades em 2018, com a análise econômica e de retorno financeiro efetivo dos eventos propostos. Ainda este ano, será realizada uma fase de abertura para inscrição de projetos que não estejam contemplados no cronograma inicial.
Fonte: Ministério da Cultura
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