sábado, 26 de agosto de 2017

Programação no centro cultural dragão do mar de 29 de agosto a 3 de setembro de 2017

FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.Cinema do Dragão: de terça a domingo, das 14h às 22h.Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.



► [ASTRONOMIA] NOITE DAS ESTRELAS
Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica de crateras da lua, planetas, nebulosas etc. Em caso de céu nublado, a sessão poderá ser interrompida ou cancelada.

/// Dias 29 e 30 de agosto de 2017, das 19h às 21h, em frente ao Planetário. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.




► [DANÇA] MOSTRA ENDANCEAngélica Forte
O ENDANCE é uma mostra de trabalhos feitos por vários profissionais de dança com o objetivo de divulgar as várias vertentes e possibilidades que a dança traz para nossas vidas. Visa valorizar os profissionais envolvidos em um espetáculo cheio de emoção e criatividade.

/// Dias 29 e 30 de agosto de 2017, às 19h30, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Classificação etária: Livre.

Contato: Angélica Forte (98881.4227)




► [DEBATE] FÓRUM DRAGÃO DO MAR
O Instituto Dragão do Mar realiza, a primeira edição do Fórum Dragão do Mar – Por um novo contexto urbano da Praia de Iracema, nesta quarta-feira, 30 de agosto, às 9h, no Auditório. Enquanto articulador entre entidades e instituições competentes, bem como a sociedade civil organizada ou não, o objetivo do Instituto Dragão do Mar é definir, junto desses atores, um planejamento estratégico de ação compartilhada entre o Estado e a sociedade. O tema da primeira reunião será “Plano Fortaleza 2040: O que a Prefeitura Municipal pensa para a Praia de Iracema”onde serão apresentados, pelo arquiteto e urbanista Fausto Nilo, o diagnóstico da região e o desenvolvimento das questões abaixo apresentadas:
Visão urbanística sistêmica sobre o futuro urgente da Zona Praia de Iracema-Prainha, segundo o Plano 2040

> Os inúmeros fatores urbanísticos de impactos para o declínio do contexto urbano da Praia de Iracema;
> As inegáveis vocações urbanas da Praia de Iracema, seus atuais conflitos de usos do solo e os erros localizacionais de catalisadores urbanos importantes;
> A necessidade de povoamento intenso e conveniente para preservar a herança cultural e preparar a zona urbana para atrair o turismo inserido na cultura local;
> Demanda de ordenação de espaços para os ambulantes e demais componentes do mercado informal;
> A ordenação urbana com vistas a suprimir efeitos da feira da madrugada, sua localização compatível e o futuro promissor de sua área de ocupação com usos mais importantes e convenientes;
> Convenções e feiras: dois padrões de visitantes e dois tipos de resultados urbanos;
> Feiras, mega-shows e grandes exposições no centro de eventos e convenções no lugar certo: Praia de Iracema;
> Centro de convenções não como contêiner urbano, e sim como catalisador de desenvolvimento urbano promissor.

Para o Fórum Dragão do Mar, serão convidados representantes de fóruns de linguagens artísticas, das universidades, do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil, da rede hoteleira, da associação de bares e restaurantes de Fortaleza, representantes de órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, entre outras entidades e atores políticos. O Instituto Dragão do Mar faz questão ainda de convidar todo e qualquer cidadão que queira participar desta iniciativa.

Sobre o Fórum

O Fórum Dragão do Mar foi pensado a partir de um entendimento claro de que a presença do Estado nos espaços públicos de grande centralidade é hoje a luta mais importante da política urbana. É por essa razão que novamente o Instituto Dragão Mar aposta no compartilhamento dessas ações de planejamento, buscando articular os diversos atores sociais envolvidos na ocupação do entorno.
Em todo o mundo, um alto nível de atividades turísticas ocorre em torno de ambientes urbanos culturais e com vitalidade urbana intensa. Essa vitalidade muitas vezes está demonstrada em potencialidade indicada pelos usos espontâneos da própria comunidade, embora muitas vezes haja demora em encontrar o total apoio necessário para a construção definitiva da ambiência favorável em termos urbanísticos. No caso de zonas de importância cultural e histórica em condição de centralidade, uma vez que a gestão pública inicie a configuração de vantagens infraestruturais, cria-se uma nova visão de potencialidade e o setor privado tende a se tornar favorável a uma estratégia de redesenvolvimento urbano.
Esta estratégia, no caso fortalezense da Praia de Iracema, se bem compartilhada e articulada, pode resultar em um futuro urbanisticamente demonstrável e que pode ser baseado na organização de um bairro residencial, cultural e turístico, incluindo habitação diversificada, comércio, convenções, hotéis, gastronomia, vida noturna, arte, cultura, história local e outras amenidades típicas com grande potência em produzir encontro e convivência.

// Dia 30 de agosto de 2017, às 9h, no Auditório. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

Para saber mais acesse



Fonte:
Luar Maria Brandão
Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar

0 comments:



Curiosidades


Qual o significado da palavra TURISMO?

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

Significado de Turista

Indivíduo ou grupo de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem (moradia) para realizar viagem superior a 24h, usufruindo da infra-estrutura do local visitado, sem fixar residência ou renda, motivados por situações diversas (lazer, descanso, eventos, atividades).

O Turismólogo

O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade.


Publicidade

Fuso Horário

Brasília
Londres
Madrid
Washington
Berlim
Lisboa
Paris
Hong Kong

Visitantes Onlines

Seja Bem-Vindo(a)!