Uma centena de eventos de cultura, esportes, turismo e negócios integram o calendário do programa Rio de Janeiro a Janeiro, apresentado neste domingo pelo governo federal, em parceria com o governo do estado, a prefeitura municipal e a iniciativa privada.
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"O Rio de Janeiro a Janeiro é um antídoto para a crise", disse o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão; Crédito da foto: Janine Moraes / MinC |
O programa faz parte do esforço para revitalizar a cidade e o estado do Rio de Janeiro, atingidos por forte crise socioeconômica. O foco do calendário é a geração de emprego e renda em todo o estado.
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse que o calendário é o antídoto para a crise. "Estamos empunhando a bandeira da esperança, a bandeira da virada do Rio. Não podemos sucumbir diante da crise e da desesperança. A criação do calendário é uma excelente notícia. Estamos apontando para a superação, para que o Rio retome o seu papel, retome as suas vocações, retome o trilho do desenvolvimento", disse.
Participaram do anúncio do calendário, além de Sá Leitão, os ministros Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência), Osmar Terra (Desenvolvimento Social) e Max Beltrão (Turismo) e os empresários Roberto Medina e Ricardo Amaral. Também estiveram presentes o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Fernando Avelino Boeschenstein Vieira, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Marcelo Crivella.
Os projetos foram escolhidos a partir de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), considerando cinco critérios básicos: geração de emprego e renda, atração de investimentos, continuidade e expansão, inclusão social e impacto no turismo. O cronograma abrange a diversidade cultural, os diferentes segmentos esportivos e o setor de turismo, considerando a vocação do Rio de Janeiro nessas áreas.
"O calendário vai dar ao Rio condições de gerar emprego e renda para a sua comunidade", disse Moreira Franco, acrescentando que o próximo passo será um programa de qualificação de jovens.
O Rio de Janeiro é a porta de entrada dos turistas no Brasil. Nos últimos anos, recebeu mais de R$ 25 bilhões em investimentos e está preparado para explorar a sua vocação natural para o turismo, a cultura e o esporte. Dados atuais apontam que as atividades criativas respondem por 3,9 % do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e o turismo por 4%.
Com o calendário, estima-se aumentar em 20% o fluxo de turistas no Rio de Janeiro que, segundo estudo da FGV, ao final de 2018, terá o impacto de R$ 6,1 bilhões na economia do estado. Este incremento também ajudará na criação de 170 mil novos empregos O investimento do governo federal no programa será de aproximadamente R$ 150 milhões, por meio de patrocínios, da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O setor empresarial também está mobilizado para aderir ao calendário, patrocinando eventos no Rio de Janeiro e potencializando ainda mais a iniciativa.
"O estado não pode ficar do jeito que está e não vai ficar. Vamos trabalhar", disse o empresário Roberto Medina, durante a cerimônia de lançamento.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
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